Um incêndio toma conta da Chapada Diamantina. Os focos já atingiram 31 municípios da região, desde julho, e o fogo já consumiu aproximadamente 75 mil hectares da mata. O Corpo de Bombeiros e o Ibama auxiliados por aviões não têm conseguido conter as chamas que se propagam com a estiagem. Segundo estimativas de gestores, metade do parque (152 mil hectares) foi destruída.
As causas do incêndio são as queimadas, ou restos de cigarros jogados na mata. Com a seca o fogo se propaga e acontece a tragédia. Os danos ambientais são incalculáveis. Muitos animais estão morrendo e algumas espécies em extinção podem desaparecer, bem como a vegetação. Agora, espera-se que as chuvas caiam com mais força para debelar as chamas.
O parque Nacional da Chapada Diamantina é uma área de conservação de proteção integral, mas isso só no papel. Os incêndios acontecem todos os anos, por falta de recursos governamentais para fiscalizar de toda área do parque. Ademais os infratores nem sempre são punidos porque a ação policial geralmente é tardia.
Fonte: Jornal A Tarde, 15.11.08
sábado, 15 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário