quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Vegetação sofre com aquecimento

Mudanças no clima provocam alteração na localização e no tipo de plantas presentes em uma determinada área que, a longo prazo, podem resultar na extinção de espécies de animais que dependem de determinados vegetais para sobreviver. A conclusão é de uma pesquisa feita por Catherine Badgley, do Museu de Paleontologia e do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Os cientistas examinaram fósseis de 27 espécies de mamíferos no sítio arqueológico deSiwalik, no norte do Paquistão, e verificaram que, com as mudanças no clima da região durante milhões de anos, que passou de floresta tropical a savana, a maioria das espécies simplesmente não conseguiu se adaptar e foi extinta.
O novo estudo diverge de anteriores, que apontavam que mudanças climáticas globais não teriam impacto tão grande na diversidade de mamíferos. O motivo é que esses animais seriam capazes de se adaptar às alterações, sobrevivando no local, ou de mudar para outra área com melhores condições. Os resultados do trabalho serão publicados no site e em breve na edição impressa da revista Procedings of the National Academy of Sciences (Pnas). Fonte Jornal A Tarde- 10.09.08.

Nenhum comentário: