sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Meio ambiente atento às propagandas políticas

Em épocas de campanha eleitoral os candidatos investem em diversas formas de conquistar o eleitorado. Além do tradicional horário reservado nos meios de comunicação e os eternos santinhos, os políticos utilizam bandeiras, adesivos e os famosos e barulhentos carros de som.
Para os partidos e coligações a prática surte efeito, mas o meio ambiente, ao contrário do que muitos acreditam, é bastante danificado. O uso indevido do som pode causar conseqüências graves provocadas pela poluição sonora.
A noção de poluição sonora considera, em geral, todos os ruídos capazes de ocasionar uma perturbação passageira, mas, que repetidos durante um longo intervalo de tempo, podem ter uma grave repercussão na saúde e na qualidade de vida. Os seus efeitos vão depender da sensibilidade das pessoas ou dos animais expostos. Ressalta-se, porém, que há uma média de volume ideal permitido. Os decíbeis não podem ultrapassar 60db.
As conseqüências sobre a saúde são variáveis, provocando nas pessoas irritabilidade, insônia, depressão e problemas de audição, que podem ir até a surdez passageira ou definitiva. Em certos casos, a poluição sonora pode ser agravada também pela hipersensibilidade auditiva patológica de alguns indivíduos.
Fonte: Folha do Estado
Postado por: Ivana Lima e Fernanda Barreiros

Um comentário:

Saúde On-line disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.